Uma parceria com o Município de Espinho permitiu o lançamento de um plano de formação/aperfeiçoamento das treinadoras da AGN e outras que se associaram. Uma aspiração tripartida – AGN, Município de Espinho e Associação Académica de Espinho (AAE) – permitiu criar as bases para que o trabalho de formação em curso fosse comparado com o que no estrangeiro se fazia, nos escalões de formação. Nasceu o Torneio Internacional de Ginástica Rítmica Cidade de Espinho, para os escalões de Esperanças e Juniores. De 2003 a 2011 realizou-se ininterruptamente na Nave Polivalente de Espinho. A partir de 2007 o torneio adquiriu o estatuto de Torneio FIG.
Em 2013, com uma filosofia mais aberta e procurando novos apoios, alterou a designação para AGN CUP. Preocupando-se com a sua sustentabilidade, abriu a competição às ginastas do escalão sénior, tendo sempre em consideração a quantidade e qualidade das participantes, assim como o tempo de competição possível.
Com os dois pilares iniciais – AGN e AAE – em 2013 teve o apoio do Município de Anadia e no Centro de Alto Rendimento de Sangalhos decorreu a edição de 2013. A AGN CUP 2014 conta com o apoio do Município da Maia, a colaboração do Ginásio Clube da Maia e Ginásio Clube de Santo Tirso, está inserida nas iniciativas da Cidade Europeia do Desporto – Maia 2014 e terá lugar nos dias 16 a 18 de Maio, no Complexo Municipal de Ginástica da Maia.
Desde o primeiro ano já passaram por esta competição mais de quinhentas ginastas de trinta e quatro países, de todos os continentes.
Desde o início que esta competição se tornou reconhecida internacionalmente por ser uma das primeiras exclusivamente dedicada às ginastas dos escalões de formação.
Pelo torneio passaram as campeãs da Europa juniores Alexandra Ermakova e Ekaterina Donich, campeã do Mundo de conjuntos 2013 Elena Romanchenko, a ginasta vencedora da qualificação europeia para os Jogos Olímpicos da Juventude 2014 Yulia Bravikova, Vera Biryukova, ginasta que integra actualmente o conjunto russo sénior e ginastas olímpicas em Londres 2012 Mira Bimperling (Alemanha) e Francesca Jones (Grã-Bretanha).
Nos seus anos de formação competiram também as seguintes ginastas de renome internacional: Viktoria Filanovsky (finalista Jogos Olímpicos da Juventude 2010 e do campeonato do mundo 2013); Ella Yastrebova ou Yulia Kizima (Cazaquistão); Sara Staykova, Anastasia Kisse (finalista Jogos Olimpicos Juventude 2010) e Laura Traets (conjunto júnior búlgaro 2013-14); a ucraniana Viktoriya Sitnykova e Zeynab Javadli, do Azerbaijão, medalhista em campeonatos do mundo por equipas. Isto para referir algumas das cinco centenas de ginastas que passaram pela competição organizada pela AGN.
Este torneio, por englobar todos os escalões de formação e no seu período actual também contemplar a competição do escalão sénior acaba por ser uma rampa de lançamento para competições de alto nível.
Da parte da comissão organizadora, não quero deixar de agradecer a todos os que, de algum modo, contribuíram e continuam a contribuir para o sucesso deste torneio.
Contamos com a Vossa presença este ano!
AGN CUP
Países participantes:
Alemanha
Andorra
Angola
Argentina
Austrália
Áustria
Azerbaijão
Brasil
Bulgária
Chipre
Croácia
Eslováquia
Eslovénia
Espanha
Estados Unidos América
Finlândia
Grã Bretanha
Hungria
Itália
Israel
Cazaquistão
Letónia
Lituânia
Luxemburgo
Malásia
México
Noruega
País de Gales
Polónia
República Checa
Rússia
Turquia
Ucrânia
Portugal
Ginastas participantes
2003 – 28 ginastas
2004 – 16 Esperanças/Iniciadas; 6 juniores.
2005 – 9 Esperanças/Iniciadas; 15 Juvenis; 17 juniores.
2006 – 9 Esperanças/Iniciadas; 16 Juvenis; 31 juniores.
2007 – 19 Esperanças/Iniciadas; 26 Juvenis; 25 juniores.
2008 – 9 Esperanças/Iniciadas; 24 Juvenis; 35 juniores.
2009 – 9 Esperanças/Iniciadas; 21 Juvenis; 24 juniores.
2010 – 6 Esperanças/Iniciadas; 12 Juvenis; 25 juniores.
2011 – 8 Esperanças/Iniciadas; 14 Juvenis; 19 juniores.
2013 – 14 Esperanças/Iniciadas; 19 Juvenis; 28 juniores; 24 seniores.
Sem comentários:
Enviar um comentário