quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Crónica de Helena Dias nº1

Em tempos apelidaram-me de “Mourinho da Ginástica Rítmica”,mas ao contrário do grande Mourinho do futebol internacional, saí de bolsos vazios. Embora, com o meu coração e a minha alma enriquecidos das boas e menos boas experiências que vivenciei em todos estes anos.

A minha vida de treinadora, coordenadora e, por fim, já diretora técnica nacional foi dedicada a transformar a Ginástica Rítmica portuguesa numa escola de excelência desportiva e de ética entre atletas, treinadoras e dirigentes. E continuo a acreditar que a mudança para melhor é possível.

Na minha época de ouro lapidei muitos diamantes que ficaram na histórica gímnica da nossa modalidade e federação a nível nacional e internacional. Junto com a minha equipa técnica, alcançamos resultados que nestes últimos 10 anos continuam a não ser igualados pelas nossas atletas portuguesas. Já lá vão 10 anos, uma vida. Um ciclo como outro qualquer que foi, finalmente, fechado em julho de 2013.

Não podia ter sido terminado da melhor maneira: campeãs nacionais de conjunto sénior 2013.
Distrital AGDS 2013- 01 (1731)
Três meses de trabalho, três dias por semana, três treinadoras, seis diamantes para refinar. Muita força, muita vontade e empenho, diamantes adultos com pequenas arestas por limar e que trazem marcas das coisas boas e más que a vida gímnica lhes deu. Com trabalho, as arestas foram limadas, os diamantes polidos e o seu brilho voltou ao de cima, brilhando mais confiantes e com garra. Tudo planeado ao pormenor: a música, a composição, o enquadramento, a história. Fantástico! E, claro, isto tudo com os nossos colaboradores habituais. Nunca os esqueceremos.

Nunca tanta expectativa e ansiedade tinham surgido num campeonato nacional de conjuntos. Nunca tais diamantes tinham sido tão apoiados e acarinhados pela comunidade gímnica. Com um pequeno objetivo apenas, o de participar e de brilhar. Entraram e brilharam, enchendo o pavilhão de nostalgia e alegria, recordando a época de ouro que estava prestes a terminar.

Esperámos, e mesmo sem saber resultados, pois não foram divulgados ao público, preparou-se a cerimónia protocolar, prontas para tudo, pois pior do que algum dia passaram não podia ser.
E… Surpresa!!!! Chamaram ao pódio o 1º lugar o nosso conjunto sénior. Verdade?!?? Boooooaaa!!!! Finalmente podemos fechar o ciclo.

É assim que termina a época de ouro, esperando que apareçam novas ginastas que possam brilhar tanto, ou mais, como os nossos diamantes. Com muito apoio e carinho.


Dedico este pequeno texto às minhas ginastas

Outubro, 2013
Helena Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...