sábado, 30 de novembro de 2013

Crónica de Ida Pereira nº2

30 de Novembro: dia importante para a Ginástica Rítmica Nacional

Dia 21 de Novembro de 2013
O André Reis pergunta-me se já estou a escrever a crónica de Novembro.
Resposta: só depois de segunda-feira, peço-lhe para me mandar uma mensagem.

Dia 27 de Novembro de 2013
O André volta a insistir comigo, e eu sem tempo e ideias a mais.

Dia 29 de Novembro de 2013
Tenho um tempinho disponível e lembro-me que mais ou menos há 40 anos começaram as provas Nacionais de Ginástica Rítmica. Talvez este tema não seja mau.


Vou ao meu arquivo (histórico) e a coincidência é gritante, a primeira circular de Ginástica Rítmica Moderna é do dia 30 de Novembro de 1973, passaram 40 anos. Vai ser este mesmo o tema.

Depois de muitas tentativas de se começar a competição em Ginástica Rítmica a Federação Portuguesa de Ginástica, publicou uma circular a nº66/73 visando uma primeira competição o Torneio Experimental Individual e de Equipas de Ginástica Rítmica Moderna, que se realizaria em Maio 1974.
1
Em Março de 1974 realiza-se o 1º Curso de Juízes e a prova realiza-se no dia 31 de Maio de 1974, com três escalões etários (10 aos 12) (13 aos 15) (mais de 16 anos), as equipas eram conjuntos de 6 ginastas e a prova individual foi só para ginastas dos 10 aos 12 anos. 20 Ginastas individuais e 10 conjuntos de 4 clubes de Lisboa, Clube Atlético de Campo de Ourique, Clube Futebol “Os Belenenses”, Ginásio Clube Português e Lisboa Ginásio Clube.2
Como podem verificar pela circular de resultados a 6ª classificada individual é a Olímpica em 1984 Maria João Falcão. Das 49 ginastas que participaram em provas passados 40 anos algumas continuam ligadas à ginástica quer como treinadoras, professoras universitárias ou dirigentes Maria João Falcão, Maria Josefina Cruz, Helena Leal, Eunice Lebre, Helena Pina, Elsa Silva e Maria João Candeias.
A então treinadora do LGC e do CFB Jenny Candeias, é conhecida de todos vós e a cronista continua a ser juiz nacional. Esta foi a minha primeira prova.

Novembro de 2013 - Ida Pereira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...