sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Ouro ucraniano de Vitória (BRA) na ТСН

RizatdinovaAs ginastas Ganna Rizatdinova (UKR), Viktoria Mazur (UKR) e o Conjunto Nacional Sénior estiveram em destaque no V Meeting Brasil 2015 de GR.

O canal ucraniano TCH entrevistou Rizatdinova. Veja a entrevista e a reportagem onde mostra algumas partes da sua casa e do seu treino!

Toda a entrevista tem tradução em português.






Jornalista (J) – Vamos agora ficar a saber como é que as ginastas ucranianas fazem “ouro a partir do ar”. Aqui estão os instrumentos para se extrair esse metal precioso: bola, maças e fita. Mas sem brincadeiras, pois todo o ouro do Torneio Internacional no Brasil foi conquistado pelas nossas ginastas. A prata foi ganha pela Viktoria Mazur e o ouro em todas as finais foi conquistado pela nossa bela Ganna Rizatdinova, que vamos receber agora no estúdio. Esta ginasta tem 22 anos anos e foi campeã do mundo (Final de Arco – Kiev 2013).

J – Muito obrigada por ter vindo até ao nosso estúdio. Questiono-me como consegues fazer esses milagres com a fita. Vou tentar alguma coisa mas faço questão de dizer que nunca peguei numa fita antes, mas lembro me de ver na televisão.

Ganna Rizatdinova (GR) – Para ser sincera até se desenrasca bem para a primeira vez.

J – Mostre-nos por favor com que movimentos conquista o público.

GR – Quando as meninas pequeninas vêm ao ginásio no início fazem estas espirais, claro que são coisas elementares e mais para a frente começa o trabalho mais complexo.

J – Obrigada, eu sei que cada ginasta tem o seu aparelho favorito com o qual levam o público ao delírio. Dentro de estes aparelhos tem algum preferido?

GR – Sim claro, é o Arco.

J – Pode mostrar nos qualquer coisa do seu exercício?

GR – Claro…

(parte do exercício de Arco)

J – Aqui está a nossa campeã com a sua mestria perfeita. Vou vos explicar porque nos interessou tanto este torneio no Brasil, a razão é que os Jogos Olímpicos em agosto de 2016 serão realizados precisamente no Rio. Esta prestação brilhante na semana passada foi um bom alicerce para a tua participação nesses JO? Já conseguiu conquistar o público brasileiro?

GR – Sim, foi uma experiência preciosa pois a prova decorreu no território olímpico. Acredito que isso me vai trazer sorte em agosto no Rio 2016.

J – Desejo te toda a sorte do mundo! Tenho a certeza que vais brilhar como demostraste aqui mesmo nestas condições adversas do nosso estúdio. Agora vamos ver o processo de treino “por trás das cortinas”.
- Reportagem -
J – Num destes prédios banais vive uma pessoa nada comum. Agora vamos apresentar-la a vocês.

GR – Bom dia!

J – Esta menina tímida é campeã do mundo, Ganna Rizatdinova, vocês de certeza que já ouviram falar nela. Lembram-se? Há dois anos, no Campeonato do Mundo em Kiev ocorreu um escândalo: tocaram o hino russo quando a nossa ucraniana subiu ao pódio. Sim… essa era a Ganna… mas agora não vamos falar disso mas da sua nova vitória.

J – Esta segunda feira recebemos as nossas ginastas com um ramo de flores brancas, elas vêm do longínquo Brasil pré olímpico de onde trouxeram 13 medalhas. Ganna trouxe 5 de ouro, Vika 5 de prata e mais 3 estão no mealheiro do conjunto. No Brasil as ginastas ucranianas aprenderam a dançar samba e trouxeram até ao nosso cinzento Novembro o verão de chocolate brasileiro.

GR – Uma semana no brasil e o resultado é este bronze. Isto tendo em conta que nós passávamos os dias enfiadas no pavilhão e só íamos à praia no final da tarde.

J – A Ganna pareceu me simples, espontânea e sem complexos. Fã do Michael Jackson respondeu logo ao nosso pedido de improvisação de pantufas ao som do telemóvel. Depois reparamos nestas ícones (representação sacra pintada sobre um painel de madeira) e ela explicou que costuma ir à igreja e antes das provas tem o habito de rezar e aí percebemos que ela ainda está a espera do seu príncipe.

GR – Um dia quando eu encontrar o meu companheiro de vida, é muito provavelmente que vá trocar os votos com estes ícones.

J – Depois na cozinha, Ganna desfez um mito enorme acerca das ginastas que supostamente alimentam-se no ar e metades de sementes. Ela comeu destes bombons, meteu duas colheres de açúcar no chá e ainda comeu este bolo.

GR – De vez em quando também podemos comer uns doces. As treinadoras nunca ficam a saber, somos profissionais do disfarce no que diz respeito a comprar doces às escondidas. Uma ginasta fica de vigia de um lado, outra do outro e outra a comprar. É um processo muito elaborado.

J – Nos últimos 17 anos, Ganna tem estado no mundo da ginástica onde entrou aos 5. O quanto é difícil esta modalidade, percebi logo a partir dos primeiros minutos do treino.

J – Esta balança está certa?

GR – Não, há melhores.

J – Para nos esquecermos dos números, passámos ao treino com aparelhos. Num treino uma ginasta pode perder até 2 kg.

J – Quando olhamos para as ginastas à distância perguntamos: O que isto tem de difícil? Rodou o arco, abanou a fita, subiu à meia ponta e depois pegámos na bola e percebemos o abismo que há entre nos as duas.

J – Quantas vezes tentas até conseguir?

GR – Normalmente o dia todo. Ficamos a tentar até conseguir.

J – Quanto é preciso treinar para conseguir fazer assim? E quanto é preciso alongar para dar a entrevista assim?

J – Quanto tempo podes aguentar nesta espargata?

GR – Muito, não sei.. Provavelmente até ficar com as pernas dormentes

J – Depois das festas de Ano Novo teremos a época olímpica e nós queremos acreditar no milagre e que o governo irá cumprir a promessa de disponibilizar apartamentos às medalhadas de uma das seleções de GR mais fortes do mundo. Acreditamos também que este verão iremos ouvir, desta vez sem confusões, o hino da Ucrânia.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...