domingo, 24 de julho de 2016

Rússia nos JO - Rio 2016

O Conselho Executivo do COI (Comité Olímpico Internacional) decidiu a não sanção máxima aos atletas russos nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

O COI guiou-se pelas regras fundamentais da Carta Olímpica, que protege os atletas "limpos" e a integridade no desporto.

Dada a urgência da situação, com os JO - Rio 2016 a começar dentro de 12 dias, o processo de entrada dos atletas já está em andamento. O COI teve de tomar uma decisão preliminar no que diz respeito à participação de atletas russos no Rio de Janeiro.

O COI decidiu que cada Federação Internacional (no caso da Ginástica Rítmica, a FIG) decidirá se cada ginasta apurado/a tem todos os requisitos (análises nos últimos meses, ...) que confirmem uma não dopagem. Após essa aprovação todos os ginastas russos terão de passar por vários testes de deteção de doping.


Durante a sua apresentação, o Sr. Alexander Zhukov explicou que a Federação Russa e o Comité Olímpico russo (COR) garantiram a plena cooperação com todas as organizações internacionais para lançar luz sobre a questão em todos os aspectos. Garantiu também que o Comité Olímpico desta grande potência gímnica, compromete-se a uma reestruturação completa e abrangente do sistema anti-doping russo. Neste contexto, frisou que o COR está empenhado em trabalhar no sentido de garantir o desporto limpo na Rússia.

Ele afirmou ainda que todos os atletas russos selecionados para os Jogos Olímpicos Rio 2016 foram testados ao longo dos últimos seis meses por agências anti-doping estrangeiros. As amostras (cerca de 3 000 amostras) foram colhidas por agentes de controlo de dopagem estrangeiros e as amostras analisadas em laboratórios estrangeiros. A grande maioria dos resultados foram negativos.

Nestas circunstâncias excepcionais, os atletas russos em qualquer um dos 28 desportos olímpicos de verão tem que assumir as consequências do que equivale a uma responsabilidade coletiva, a fim de proteger a credibilidade das competições olímpicas, e a presunção de inocência.

Para já só existe a certeza que a Federação russa de atletismo está proibida de participar nos próximos Jogos Olímpicos. Aguardamos a aceitação da FIG para as duas representantes russas individuais e o Conjunto Nacional Senior.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...