domingo, 13 de outubro de 2013

Crónica de Ida Pereira nº1

Quando o André Reis me convidou para escrever no seu novo blogue sobre Ginástica Rítmica, suspirei.
Queria aceitar (a divulgação que o André faz da Rítmica é para mim excelente, pois ajuda treinadoras e ginastas) mas o ter que pensar no que devia escrever todos os meses, de modo a interessar quem lesse, ia ser um problema.

Mas aceitei, e para agradecer ao André minha primeira “crónica” será sobre fotos e vídeos de Ginástica Rítmica.

A 1ª fofotografia1to agora publicada divide-se em dois:
1º - O centro de fotografias antigas a preto e branco, dos anos 80 e 90 tiradas de jornais e revistas.
2º - A moldura, com fotos atuais tiradas da net.
Para as jovens ginastas já se tornou hábito ter as suas fotografias de ginástica (e ainda bem), mas antigamente não era assim!

Mesmo as ginastas internacionais tinham poucas fotos. E quando falo de ginastas internacionais, não estou a falar das ginastas portuguesas, estou a falar das campeãs do Mundo.


fotografia2

Da Búlgara Maria Guigova, 3 vezes campeã do Mundo, publica-se quase sempre a mesma foto, e só por este dado e pensando no número de fotos que cada iniciada portuguesa tem na net, se pode ver a grande diferença.

Também e ainda na divulgação da modalidade, a captação de imagens não se ficava pelas fotografias.

De máquina super8 em punho, lá íamos ver campeonatos para poder filmar treinos e competições para mais tarde mostrarmos às ginastas, que viam os exercícios projetados num ecrã e à falta deste na parede branca de uma sala.

Seguiram-se as câmaras de vídeo, e as transmissões pela TV que as ginastas, aquelas que tinham gravador de vídeo, guardavam religiosamente em casa, para depois ver, até decorarem cada pormenor.

Com a chegada da internet e a publicação no Youtube dos vídeos passadas algumas horas da prova, que por vezes se realizou do outro lado do mundo, tudo se tornou mais fácil, e distância é apenas de um clique.

No entanto pergunto-me, será que as jovens ginastas de hoje sabem os exercícios de cor como sabiam aquelas dos anos 80 e 90, que poupavam dinheiro para poder ter uma cassete de vídeo gravada com os exercícios das melhores ginastas do momento? E organizavam excursões para assistir aos campeonatos do Mundo e da Europa?

Espero que sim pois é uma forma de aprendizafotografia3gem muito importante.

Queria com esta primeira crónica agradecer a todos os fotógrafos que ao longo destes meus anitos na GR, foram tirando fotografias e deliciando-me, com imagens fantásticas que fazem parte da história da Ginástica Rítmica.

Queria agradecer a todos os que filmaram, gravaram vídeos de competições e treinos, e os partilharam ao longo destes anos.


Sem eles a Ginástica Rítmica seria e estaria mais pobre.


11/10/13 - Ida Pereira

7 comentários:

  1. É mesmo Ida. Pena que o André agora não filme provas da AGDS, terá os seu motivos que até já publicou, mas no fundo quem acaba ficando mais triste com isso são as atletas .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredite que também fico triste... Mas não posso ficar indiferente com o que ali se passa... Proponha uma outra solução, agora fingir que não acontece nada, nunca...

      Eliminar
    2. é bem Andrezinho <3
      Ida adorei a crónica e estou ansiosa por ler a próxima!
      Quanto a a AGDS acho que são águas bastante perdidas! ahah beijinho grande e continuação de um excelente trabalho.

      Eliminar
  2. Sabe André assisto a provas de GR desde 1995, já ouvi queixas de todo tipo em relação a juízes, algumas delas de pessoas que não sabem a diferença entre um desconto por penalização e um não contar para nota pq não é o que está na folha. Mais importante do que termos juizes do nosso clube numa prova acho que é o termos lá juizes justos e isentos e para provar se isso acontece ou não, o ter uma prova filmada é sempre uma mais valia. Pode queixar-se a quem de direito apresentando notas e e filme da prova. Pode até quando publica os videos no YouTube ter no inicio o seu protesto pode tanta coisa que será sempre mais visível do que o não aparecer.
    Era um serviço publico muito útil, permitia às treinadoras mostrarem às atletas onde tinham falhado, permitia-lhes apreciarem o trabalho das outras meninas isto para já não falar da recordação que fica.
    Eu tambem não concordo com muitas notas mas não vi a ficha da prova e não sei quais foram os juizes que se distinguiram a puxar para baixo ou para cima. A meu ver essas grandes discrepâncias deviam ser analisadas e quem as pratica ser suspenso de ajuizar, mas quanto a não aparecer não me parece de maneira nenhuma ser a melhor forma de protestar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos ver.... Para já nem autorização para filmar tenho... E eu já vi folhas de prova e resultados parciais, e posso concluir que os justos são uma minoria...

      Eliminar
    2. Uma outra proposta: que tal tirar o curso de juiz e ser mais um dos juizes isentos e justos? :)
      e só mais um comentário: gostava de saber porque não filmou esta ultima prova, tanto quanto percebi não tinha nada a ver com a AGDS, estava integrada na seixaliada e era organizada pela CMS e pela CPC.

      Eliminar
    3. Se fosse juiz, quem filmaria?? ahah (Já tinha pensado nisso)
      A minha vida não é só APRmovies, e como foi um Torneio marcado "à ultima da hora", já tinha coisas marcadas...
      E pelas fotos que vi (Pedro Barata), parecia uma prova AGDS (espaço). Espero que não me levem a mal... ;)

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...